Responda Rápido: A POLÍCIA É INEFICIENTE?

20/02/2016 22:50

Certamente se você não parou um minutinho pra pensar, você respondeu que sim... Mas será?

 
    O Brasil hoje tem a 4ª maior população carcerária do mundo, contabilizando cerca de 600.000 presidiários. Conforme dados do Banco Nacional de Mandados de Prisão - CNJ1, atualmente existem cerca de 500.000 Mandados de Prisão em aberto aguardando cumprimento - O que acarretaria de fato, com o colapso do já superlotado sistema penitenciário brasileiro - Mas a pergunta que quero deixar é: Como foi que mais de meio milhão de pessoas foram parar no sistema carcerário? Será que elas entraram lá andando, por espontânea vontade? Certamente que não.
 
    É do senso comum descarregar TODA a culpa da criminalidade sobre as costas das instituições policiais, sobretudo as estaduais. Polícia corrupta... Despreparada... Truculenta... Inquéritos mal feitos... Falta de Profissionalismo, etc... Essas são apenas algumas das FALÁCIAS que pseudo-intelectuais saem proferindo por aí... Um olhar caolho que não enxerga mais de uma faceta para o problema da criminalidade que o Brasil está passando. Mas será que somente a polícia pode resolver o problema da criminalidade?
 
    O Sistema de Segurança Pública não é formado somente pelas polícias... Mas das Polícias, do Ministério Público, do Judiciário, do Sistema Penitenciário, Ação Social, Igrejas, Sociedade Civil Organizada, etc... TODOS tem sua parcela de participação para com a Segurança Pública2. Não adianta a Polícia Prender, se não estiver em sintonia com o Ministério Público (A meu ver Polícia e MP deveriam estreitar os laços e deixar de se considerarem adversários)... Também não adianta a Ministério Público denunciar e o Poder Judiciário demorar anos para julgar3... Assim como não adianta o Judiciário julgar, e em caso de condenação, remeter o preso para um sistema penitenciário que mais parece um samba de crioulo doido - Onde quem deveria obedecer... manda, e quem deveria mandar... obedece! Um sistema, que nem pune e nem reeduca ninguém e não cumpre a finalidade da pena imposta4. Assim como não adianta todas as etapas anteriores, se o poder público não dispuser de órgãos preparados pra reinserir o condenado ao convívio da sociedade em perfeita harmonia - É lógico que as chances são enormes de um ex condenado vir a reincidir ante ao desamparo após o cumprimento da pena (As vezes até a família abandona).
 
Somente com trabalho em conjunto dos
órgãos integrantes do Sistema de Segurança
venceremos o crime.
 
    E o que acontece quando os índices de criminalidade sofrem alterações? Simples: Se os índices caem, alguns engravatados ganham medalhas e participam de entrevistas... Mas se os índices sobem, a história é outra: Convocam operações quase que diuturnamente, desrespeitando o direito de folga do trabalhador (O Trabalhador brasileiro trabalha 44 horas semanais, contudo um policial trabalhar até 80 horas por semana, sem direito a hora extra, adicional noturno, vale-transporte, ou sequer uma merenda, é estritamente NORMAL... Pelo menos para alguns senhores que se acham os verdadeiros Feitores)
    Quando os índices de violência aumentam, quem é chamado? Sim... Aqueles, que são chamados de Ineficientes, corruptos, despreparados, etc... Carregam sozinho o peso da responsabilidade da Segurança Pública nas costas e ainda sofrem o menosprezo de quem mais deveria apoiar: A Sociedade.
 
Policiais são convocados em suas folgas para a realização de inúmeras operações policiais. 
Alguns chegam a trabalhar até 80 horas em uma única semana.
 
    É revoltante... legal, no sentido jurídíco, mas extremamente revoltante no sentido moral, mas um policial que dá seu sangue pela sociedade, além de ser relegado à uma subespécie humana (Existe um ódio infundado contra policiais nesse país, orquestrado por uma ideologia barata que estereotipa todo policial como sendo o opressor de coitadinhos), tem que ver seu trabalho ser reduzido a um nada jurídico... Não bastasse os professores de Direito Processual Penal brilharem os olhos pra ressaltar a dispensabilidade do Inquérito Penal para o oferecimento da Denúncia, agora tem a benesse da Audiência de Custódia, que esvazia todo o sentido do Auto de Prisão em Flagrante - Nem o policial recuperou-se da jornada de trabalho e o infrator já está de volta às ruas (Engana-se quem pensa que o infrator é liberado arrependido de seus atos... Na verdade, o que ele mais pensa é: "Onde foi que eu errei, que acabei sendo preso... e o que eu devo fazer pra não ser preso de novo"). Essa audiência, como já dito, legal mas imoral, põe a vítima em situação de desigualdade extrema - Às vezes nem se recuperou do trauma ou ferimentos, mas o autor já está em casa... de boa!
    
    Manaus, nesse final de semana, está passando por mais uma onda de violência... Tem muita gente que parece que comeu abiu, mas nada vai impedir de vazar que o IML - Instituto Médico Legal está mais movimentado do que avenida de escola de samba em noite de carnaval... Só quero ver a cara de paisagem de algumas autoridades e de alguns defensores de bandidos que mais parecem parceiros do crime do que da sociedade...
 
    Infelizmente já sei como isso vai terminar... Algumas entrevistas com cara de paisagem, alguns meios de imprensa responsabilizando SOMENTE a polícia pela insegurança... Outros meios de imprensa tentando vincular a polícia diretamente aos crimes ocorridos (Virou moda agora botar na conta da polícia, execuções realizadas pelo crime organizado)... E no final, vai sobrar pra quem? Pro coitado do policial, que antes de mais nada, também é ser humano... Pais e Mães de Família... Que serão convocados pras inúmeras operações que se avizinham... Sem direito nem a um copo D´Água.
 
    Fica o meu repúdio ao rumo que a Segurança Pública Brasileira, e em especial a do nosso estado está tomando... Hoje o enclausurado é o cidadão de bem, quem tem que se esconder é o policial, e quem passeia livremente é o cidadão infrator... Como diz um amigo: É a banana mordendo o macaco.
 
    Depois de ler esse texto, eu gostaria de perguntar de novo: A Polícia é Ineficiente? Se parou pra pensar um minutinho você deve ter percebido que o sistema é ineficiente, e que a polícia é meramente uma peça desse jogo de xadrez... A peça que tem carregado sozinha nas costas um fardo muito pesado... E ainda digo: A Polícia não é ineficiente, sobretudo no Amazonas... Os índices de elucidação de crimes, apreensão de drogas, etc, provam isso - A chance de um cidadão infrator cometer um delito e ser pego pela polícia é grande... Agora ser penalizado... Deixo a reflexão para os leitores....
 
Valorosos homens que não medem esforços na luta diária contra o crime.
 
Foram mais de 13 toneladas de Drogas apreendidas pelas Polícias Civil e Militar no ano de 2015, sendo destes 1.600 Kg apreendidos pelo DENARC, o qual tem
um efetivo tão reduzido que não dá nem pra formar um time de futebol - Foi como tirar leite de pedra.
 
 
 
Por fim, quero parabenizar os pais de mães de família que dão suas vidas em prol da sociedade - Policiais Civis e Militares - GUERREIROS & GUERREIRAS do anonimato.
 
 
Do Amigo de Sempre,
JAMES FIGUEIREDO.
 
###############################################
 
1 - www.cnj.jus.br/bnmp/#/relatorio
2 - Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos... (Constituição Federal)
3 - Sabemos da dificuldade de pessoal/juízes que os poderes enfrentam, e entendemos, pois nós das polícias sabemos como ninguém o que é trabalhar sobrecarregados.
4 - Finalidade da Pena
 

    Delmanto (2002) atribui três finalidades à pena:

a. Retributiva, preventiva e ressocializadora. Retributiva porque impõe ao violador da norma jurídica um mal. Este mal compreende a privação de um bem jurídico.

b. Preventiva, pois visa evitar a prática de crimes, seja intimidando a todos ou privando de um bem jurídico o autor do crime, visa obstar que ele volte a delinqüir. A prevenção geral é com relação a todos, a especial com relação ao condenado, pois objetiva a readaptação e a segregação social do criminoso como meios de impedi-lo de voltar a delinqüir

c. Ressocializadora porque objetiva a readaptação social. Busca recuperar, reeducar ou educar o condenado.

Voltar

Contato

Blog do James Figueiredo

9130-1237

© 2014 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode